REUNIÃO COM OS PAIS SOBRE A ESCOLA EM TEMPO EM INTEGRAL

 

Publicado em: 29/09/2023 16:20

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A Secretária de Educação, Esporte e Cultura, Daniele Cristina Caldas, tem empreendido esforços para um ensino de qualidade nas Escolas Municipais, procurando sempre prover a equidade através da realização de projetos que contribuam para o desenvolvimento da criança em todas as suas dimensões.

Para tanto, nesta segunda-feira (25/09), a Secretária, foi até a Escola Municipal Monteiro Lobato apresentar a proposta do Programa Escola em Tempo Integral, uma estratégia de educação formal desenvolvida em estabelecimentos públicos que objetiva proporcionar aos alunos uma formação integral e que respeite seus potenciais, direitos de aprendizagem e desenvolvimento.

Para definir a escola que iniciará a política do Tempo Integral em 2024 foram utilizados os seguintes critérios:

Escola elegível

– Escola potencial

– Professores

– Salas disponíveis

– Quantidades de alunos

A Administração Municipal, visando respeitar umas das condicionalidades do VAAR, informou a comunidade escolar que atendendo em período integral, estamos atingindo assim, a meta 6 do Plano Nacional de Educação, a qual prevê até o ano de 2024 que as escolas públicas do país atendendo com 50% de sua capacidade de forma integral.

A Educação Integral tem como objetivo o atendimento dos alunos em jornada ampliada, atendendo ao interesse social por uma oferta de educação escolar que avance nas possibilidades de acesso aos conhecimentos e aos bens culturais com mais equidade. O termo integral aqui refere-se ao desenvolvimento completo do aluno, ele não está apenas atrelado ao tempo de permanência na escola, mas também a uma reorganização dos espaços de aprendizagem e dos conteúdos, incluindo no currículo atividades que auxiliam no desenvolvimento intelectual, físico, cultural e social do aluno.

O trabalho pedagógico da Educação Integral está fundamentado na Pedagogia Histórico-Crítica contribuindo assim, com o processo de ensino aprendizagem e com o desenvolvimento integral das crianças enquanto agentes sociais.

É indispensável que a escola seja um ambiente onde os aspectos sociais, psicológicos e de afetividade sejam trabalhados. E atualmente, esse é um dos grandes desafios das escolas: oferecer uma formação sólida e humana.

A secretária Daniele salienta que o novo assusta e que poderemos encontrar muitos desafios, porém só saberemos se deu certo ou não se aceitarmos a proposta e enfrentar os desafios que hão de vir com a busca por um ensino de qualidade e equidade.


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