EQUIPES ESCOLARES NA LUTA CONTRA A DENGUE: ALUNOS SE TORNAM AGENTES DE CONSCIENTIZAÇÃO

 

Publicado em: 19/03/2024 15:25

Whatsapp

 

EQUIPES ESCOLARES NA LUTA CONTRA A DENGUE: ALUNOS SE TORNAM AGENTES DE CONSCIENTIZAÇÃO

Em um esforço conjunto entre as Escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal e a Comunidade, está em curso uma iniciativa crucial de conscientização sobre os cuidados necessários para prevenir a propagação da Dengue. Sob a liderança ativa dos professores e apoio da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura, os alunos estão se tornando agentes ativos na luta contra o mosquito Aedes aegypti.

As atividades em sala de aula foram amplamente diversificadas, incluindo exibição de vídeos educativos e produção de cartazes informativos. No entanto, o destaque vai para as atividades práticas que extrapolam as paredes da escola. Os alunos, munidos de conhecimento sobre os criadouros do mosquito transmissor da Dengue, realizaram inspeções minuciosas no entorno das escolas, identificando e eliminando possíveis focos de reprodução.

A prevenção da Dengue ganha destaque com a conscientização sobre a importância de evitar água parada, ação fundamental no controle do Aedes aegypti. Os alunos não apenas compreendem os mecanismos de reprodução do mosquito, mas também são conscientizados sobre as doenças graves que ele pode transmitir. A Secretária de Educação, Esporte e Cultura, Daniele Cristina Caldas, ressaltou a importância dessa abordagem educacional, destacando que o conhecimento adquirido pelas crianças nas escolas é difundido em seus lares, impactando toda a comunidade.

Essa iniciativa não apenas fortalece a relação escola-comunidade, mas também empodera os alunos como agentes de mudança em suas próprias casas e bairros. Ao unir esforços, a rede municipal de ensino demonstra um compromisso sólido na promoção da saúde pública e na construção de uma comunidade mais consciente e resiliente contra a Dengue e outras doenças transmitidas por vetores.