DIA 02 DE ABRIL - DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO

 

Publicado em: 02/04/2024 11:03

Whatsapp

 

DIA 02 DE ABRIL - DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO

O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo foi estabelecido em 2007 pelas Nações Unidas e, desde então, vem sendo celebrado como forma de aumentar a conscientização relacionada a todos os aspectos do transtorno do espectro do autismo (TEA).

O quebra-cabeça é a figura escolhida para representar o Transtorno do Espectro Autista. A escolha da figura e o uso da palavra “espectro” revelam a complexidade do transtorno, que se manifesta, de maneiras muito diferentes umas das outras e em variadas intensidades. Apesar dessa variação, dificuldades de comunicação e relacionamento social, são características centrais do Transtorno do Espectro Autista.

De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde, uma em cada 160 crianças possui TEA. Ainda de acordo com a Organização, tem-se observado um aumento de casos no mundo, o que pode ser explicado pelo aumento da conscientização sobre o tema e uma maior busca pelo diagnóstico.

Sendo assim, o Dia Mundial de Conscientização do Autismo é também importante para que mais pessoas sejam diagnosticadas precocemente e tenham acesso a terapias, as quais podem ser decisivas para seu desenvolvimento.